Por que Disney Junior?

Boas-vindas

No Disney Junior, acreditamos que a imaginação e a aprendizagem andam de mãos dadas. Os programas do Disney Junior incluem uma variedade de áreas de estímulo para as crianças em idade pré-escolar, contribuindo para sua formação de maneira integral.

Estas áreas são:

Área Social

Compreendendo os sentimentos e as emoções, e aprendendo a cooperar com os outros.

Área do Pensamento

Aprendendo a atravessar e resolver problemas cotidianos.

Área Acadêmica

Aprendendo a adquirir conceitos -como formas, números ou vocabulário - e conhecendo dados sobre o mundo.

Área da Imaginação e a Expressão

Expressando criativamente ideias e emoções através da arte, da dança, da música, do idioma, a brincadeira de papéis e a narração de histórias.

Área Ética

Aprendendo a refletir sobre o bem e o mal, e sobre as consequências das palavras e das ações.

Área da Vida Cotidiana

Aprendendo a importância da segurança, da nutrição e da higiene.

Área Motriz

Desenvolvendo o controle e a coordenação do movimento, por meio de atividades associadas às áreas anteriores.

Mickey Mouse

Combinando o personagem mais querido da Disney com a arte da animação gráfica em 3 D, A Casa do Mickey Mouse apresenta a uma nova geração de crianças, Mickey e seus amigos.

Cada história começa com o Mickey convidando as crianças a se unirem ao seu clube dizendo as palavras mágicas "Miska, Muska, Mickey Mouse" e uma vez que isso acontece, apresenta o tema do dia.

Desenvolvimento intelectual e raciocínio lógico:

Cada episódio conta com uma temática diferente que contribui para uma aprendizagem cognitiva, social e criativa através de canções e de uma experiência dinâmica e divertida. A interação é central na série, por isso o Mickey sempre fala diretamente com as crianças e as anima a brincar e a participar.

Desenvolvimento do conhecimento:

A Casa do Mickey Mouse é uma série interativa para crianças em idade pré-escolar desenvolvida para estimular de maneira divertida a resolução de problemas da matemática moderna, como sequências, contagem, classificação, estabelecer relações de tempo, tamanho e distância, adivinhações, somas, diminuições, peso, etc.

Atividades:

1- Escolha com seu filho diferentes elementos como cartolina, brilhantina, papéis coloridos, cola colorida, etc e desenvolvam juntos divertidos cartões para presentear seus amiguinhos.

2- Logo depois de um passeio na praça ou no parque de diversões converse com seu filho e juntos tentem recordar quais objetos de cor amarela foram vistos no passeio. Depois pense nos objetos de cor azul, verde e alaranjado. Por último, tentem lembrar quais deles tinham formas retangulares, circulares ou triangulares.

3- Durante uma visita ao zoológico ou ao aquário, sugira ao seu filho contar quantos filhotes de macaco ele vê, quantos peixes azuis, quantas plumas de cor verde brilhante têm um pavão real, etc. Também podem brincar adivinhando o peso ou a estatura dos animais maiores.

A Casa do Disney Junior

A Casa do Disney Junior tem uma novidades esperando por você!

A segunda temporada de A Casa do Disney Junior está cheia de surpresas.Para que a cada encontro você se divirta com brincadeiras, curiosidades e tudo de que gosta.

Estela e Vini convidam os pequenos a resolver e aprender, aperfeiçoando seu conhecimento em diversas áreas. Fazem isso através de canções, situações divertidas e brincadeiras. A Casa do Disney Junior é um programa dinâmico que atrai as crianças pelo o lado criativo e incentiva o aprendizado, motivando sua imaginação.

Desenvolvimento social e emocional:

Estela e Vini ensinam, a cada atividade, a cooperar, dividir e ajudar uns aos outros. Os apresentadores criam um forte vínculo de amizade, e isso lhes permite transmitir valores como respeito, lealdade e cooperação.

Desenvolvimento do conhecimento:

Com diferentes temas, cada programa incentiva e desenvolve o conhecimento das crianças a partir de um direcionamento pedagógico e dinâmico.

Atividades:

1- Qual é o personagem favorito de seu(sua) filho(a)? Proponha montar um teatrinho sobre ele. Você só precisa de cola transparente, lã, folhas coloridas, tesouras e papel. Numa folha em branco, desenhe o personagem em seções definidas, depois o divida por cor e aplique a cola com um pincel. A criança pode preencher o espaço com os materiais e pintar onde desejar. Não há limites para a imaginação!

2- Monte com seus filhos um dominó fácil e rápido. Você só precisa de um papel cartão grosso e canetas hidrocor coloridas. Corte retângulos da mesma medida, escreva um número em uma das extremidades e na outra desenhe imagens que seus filhos reconheçam (frutas, veículos, animais, etc.). Depois, é só se divertir jogando dominó!

3- Você e seus filhos podem fazer de conta que vivem no mundo de qualquer dos personagens do Disney Junior. Podem se disfarçar e imitar os diferentes movimentos de personagens e animais e aprender através das expressões corporais as diferentes habilidades e características de cada um. Também podem criar máscaras de papel e, inclusive, ouvir música para se divertir com os amiguinhos.

Urso: Agente Especial

Urso: Agente Especial ensina jogando!

Por meio das ações de um simpático e divertido urso panda, conhecido como Agente Especial Urso, este programa motiva e ajuda os pequenos a se divertirem com diferentes atividades feitas em casa, as quais ensinam diversas coisas sobre formas, cores e muito mais. O Agente Especial Urso está sempre empolgado para jogar e enfrentar novos desafios.

Desenvolvimento intelectual e raciocínio lógico:

O personagem deve resolver situações com base na lógica aplicada a formas, cores, tempo e a relação entre os elementos.

Desenvolvimento social:

O personagem interage com seus superiores e deve resolver situações diversas relacionadas às tarefas cotidianas das crianças.

Atividades:

1- Vestindo roupa branca e preta, é possível se fantasiar de urso panda! Brinque de disfarçar os pequenos e organize atividades que eles possam aprender, como por exemplo arrumar o quarto, enviar uma carta, regar as plantas, etc.

2- Proponha a seus filhos fazer uma colagem de urso; Agente Especial. A temática é livre, só precisa deixar fluir a imaginação.

3- Seus filhos também podem virar agentes secretos brincando de procurar algum objeto perdido. Só é necessário escolher um objeto, escondê-lo pela casa e pedir que o encontrem para receber um pequeno prêmio.

Manny, mãos à obra

Manny, mãos à obra é uma divertida série animada para crianças em idade pré-escolar que através de simpáticas aventuras, canções e alguns enredos incentiva a aprendizagem da solidariedade, do trabalho em equipe e também de algumas palavras em espanhol.

Desenvolvimento intelectual e raciocínio lógico:

Este especialista em reparos e a sua equipe de ferramentas falantes ensinam, através de diversas temáticas, algumas palavras em espanhol com divertidas aventuras.

Desenvolvimento social e emocional:

Nos diferentes episódios incentiva-se o trabalho em equipe, a solidariedade e o respeito com os demais. Manny é quem sempre está disposto a ajudar quem precisa.

Atividades:

1- Quando realizar pequenos reparos em casa, peça ao seu filho/a que seja seu assistente e transforme o aprendizado em uma brincadeira. Ensine os nomes das ferramentas que utilizar e oriente-o/a para descobrir suas utilidades. Tome as devidas precauções com a segurança e explique que são atividades que devem ser sempre realizadas na presença de um adulto.

2- Incorpore o espanhol em algumas atividades em forma de brincadeira. Divirta-se com seu filho/a descobrindo os nomes em espanhol e português de diferentes elementos da casa ou do seu bairro. Busque sempre nomes familiares e sons simples.

3- Conhecer as tradições e raízes da sua família fortalece a personalidade de uma criança e enriquece a sua vida diária. Ensine o valor e a origem das suas próprias tradições com histórias e contos, leve-o/a para conhecer museus e transforme o passeio em uma brincadeira de descobertas.

Selva sobre Rodas

No interior de uma selva longínqua vive um grupo de animais coloridos que possuem rodas em vez de patas. As crianças acompanham suas divertidas e velozes aventuras com muita música, enquanto os animais correm por ruas que se cruzam e dão voltas ao redor de árvores, rios e trepadeiras. Os habitantes de Selva sobre Rodas são agitados e amistosos, sendo que cada um é um animal/veículo diferente: Zooter, o mensageiro da selva, é uma moto-porquinho rosa; Elly, um cruzamento de elefante e caminhonete, faz o serviço de consertos na selva; e os Besouros, os travessos, vivem querendo aprender mais.

Atividades:

1- Reveja com seu filho(a) os diferentes meios de transporte. Analisem as semelhanças e diferenças entre eles. Peça para que ele(a) escolha seu favorito e, juntos, façam um desenho ou colagem sobre o tema.

2- Testem sua imaginação e desenhem um novo animal/veículo que poderia fazer parte do grupo da série. Que animal e meio de transporte escolheriam? Qual seria sua habilidade? Que aparência teria?

3- O que vocês fariam se tivessem rodas por um dia? Converse com seu filho(a) sobre essa ilusória possibilidade. Imaginem as atividades que realizariam, como fariam as tarefas cotidianas, quais seriam as vantagens e desvantagens de ter rodas etc.

4- Junto com seu filho(a), assista com atenção a um episódio da série e conversem a respeito da lição passada pela história. Analisem temas como a solidariedade, o respeito das duplas e a cooperação. Pensem em como aplicar esses valores em suas próprias vidas diárias.

5- Aprendam juntos sobre a vida na selva. Através da Internet ou de livros que abordem o tema, explorem suas características e comparem o modo de vida selvagem com a vida urbana.

A floricultura da Naná

Nana, Larissa e Sabido se reúnem para ajudar a compreender e resolver dúvidas, cantar as mais lindas músicas e divertir-se resolvendo enigmas. Eles auxiliam as crianças a desenvolverem novas habilidades e a adquirir novos conhecimentos. Ao mesmo tempo, são dadas ferramentas para que aprendam a valorizar a amizade e a desenvolver o gosto pela música, pela dança e pela natureza.

Desenvolvimento físico:

A música é um ingrediente diário nesta série em que as crianças podem cantar e dançar ao lado dos personagens e, assim, desenvolver seu lado artístico aperfeiçoando a motricidade e a audição.

Desenvolvimento intelectual e raciocínio lógico:

um dos espaços centrais de A Floricultura da Nana é O Jardim. Sua decoração com flores, troncos e plantas põe as crianças em contato com a natureza. Os personagens resolvem dessa forma enigmas e buscam soluções a diferentes problemas enquanto participam de jogos e se divertem.

Desenvolvimento ético e moral:

a série tenta comunicar a noção de trabalho em equipe por meio da interação com seus personagens. A ênfase no trabalho em equipe como uma virtude a praticar é constante. E se destacam os valores da cooperação e o respeito pela natureza.

Atividades:

1- Visite um parque ou uma praça com seu filho e descubram os diferentes tipos de plantas, árvores, arbustos e flores. Falem sobre a importância de se preservar a natureza e proponham diferentes maneiras de se fazer isso.

2- Um jardim em casa: Faça uma colagem com seu filho. Pode ser com cartolina, folhas de papel, papel brilhante ou mesmo as folhas de uma árvore. E podem montar seu próprio jardim!

Os Heróis da Cidade

Os Heróis da Cidade é uma série animada criativa e repleta de canções, desenvolvida para encorajar as crianças em idade pré-escolar a explorarem e a descobrirem de maneira ativa os heróis que compõem a sua cidade, enquanto os desafia a aprender e a crescer.

Desenvolvimento do conhecimento:

Estes heróis da vida cotidiana são pessoas que representam a estrutura da comunidade, sendo um carteiro, bombeiro, bibliotecário ou veterinário. Através de divertidas aventuras protagonizadas pelas crianças da cidade Higgly, as crianças poderão conhecer os diversos papéis de quem faz, dia a dia, o mundo continuar a girar.

Desenvolvimento intelectual e raciocínio lógico:

O esquilo Fran é a voz adulta que orienta os protagonistas da série em cada episódio, enquanto eles se conectam com estes heróis da vida cotidiana e aprendem a valorizá-los. Por sua vez, inspira as crianças a crescerem e a se desenvolverem intelectualmente para que eles também desejem ser um herói da Cidade Higgly!

Desenvolvimento social e emocional:

Através de histórias que enfatizam o trabalho em equipe para a resolução de problemas, incentiva-se a aprendizagem cognitiva através de histórias e personagens que enfatizam, definem e explicam a natureza do trabalho em uma comunidade.

Atividades:

1- Converse com seus filhos sobre os diferentes papéis que desempenham os heróis da sua cidade. Pergunte a eles qual é o seu herói preferido.

2- Pode criar com seus filhos uma maquete da cidade em que vivem e os heróis que a rodeia.

Os Imaginadores

Rich, Scott, Dave e Smitty são os integrantes de uma banda musical chamada Os Imaginadores. Por meio de músicas, histórias e paródias divertidas, eles trabalham duro para resolver as emergências criativas em seu curso de ideias. Essas emergências criativas podem levá-los a diferentes lugares como uma fazenda, um cenário de show ou um jardim.

Mediante recursos criativos e humorísticos, a série busca entreter os pequenos telespectadores e ao mesmo tempo estimula o desenvolvimento pela apreciação musical e da dança. Além disso, também promove a resolução de problemas e a superação de obstáculos graças ao trabalho em equipe e a colaboração.

Desenvolvimento artístico:

A música é a grande protagonista da série. Com o uso de instrumentos e recursos musicais e de dança, as crianças são estimuladas a apreciarem as melodias, os passos de dança e a exploração dos ritmos.

Desenvolvimento intelectual e raciocínio lógico:

A apresentação das "emergências criativas" em cada episódio leva as crianças a pensarem em possíveis situações e saberem como podem solucionar problemas, utilizando o raciocínio lógico na superação de certos obstáculos.

Desenvolvimento ético e moral:

A noção de grupo ou de banda reforça a importância do trabalho em equipe, a cooperação e o respeito pelas ideias e sentimentos dos outros.

Atividades:

1- Arme com o seu filho uma banda musical caseira. Com materiais disponíveis na sua casa, fabricando instrumentos e se divertindo tocando os ritmos das músicas preferidas de vocês.

2- Busque junto com seu filho diversas emergências criativas ao redor da casa. Utilizando um espaço, que seria o curso de ideias, pensem em soluções criativas para as situações do dia a dia.

AGORA NA TV

Agora

Programação do dia - Horário de Brasília