A série documental original conta a história da famosa tirinha de Mafalda e suas fontes de inspiração desde sua criação.
A série documental Voltando a Ler Mafalda acaba de estrear no Disney+ e no Star+, apresentando a fascinante jornada da icônica personagem criada pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, ou simplesmente Quino – como ele é conhecido mundialmente.
Dirigida por Lorena Muñoz, a produção analisa a criação e expansão de um fenômeno que desafia leitores de todo o mundo desde a década de 1960 por meio de material de arquivo inédito e depoimentos de convidados especiais.
“Como não amar a Mafalda?”, refletiu Muñoz em diálogo com o Disney Latino em entrevista coletiva realizada em Buenos Aires. Veja mais, a seguir!
Como nasceu Mafalda?
Voltando a Ler Mafalda revela os segredos das origens da famosa garotinha questionadora e disposta a lutar contra as injustiças e desigualdades.
O público pode acompanhar desde os primeiros esboços da personagem, que foi fruto de uma encomenda de uma campanha publicitária, até à sua publicação original.
Cada episódio da nova série traça os passos de Mafalda, desde Buenos Aires, passando por Milão, Paris, Madri e Cidade do México. No processo, são reveladas as primeiras edições do quadrinho, bem como suas traduções para dezenas de idiomas, suas versões coloridas e suas animações.
O lado “mais humano” de Quino
Além de aprofundar nas ideias do autor argentino, Voltando a Ler Mafalda também revela curiosidades por trás de seus traços de lápis e de suas “histórias em cena”.
“Achei interessante descobrir que às vezes [Quino] não tinha vontade de sentar para desenhar, mas precisava fazer isso, porque era obrigação de um trabalho. Tudo isso humanizou muito a ‘pessoa Quino’, que para mim foi e continua sendo um ídolo”, destacou Muñoz.
Ao mesmo tempo, a produção conta a história de amor particular do autor de tirinhas que explica, em parte, o surgimento de uma personagem tão icônica como Mafalda.
“Havia muitas coisas que eu não sabia. Tendo tido contato com a família do Quino, adorei saber como [ele] conheceu a esposa, o respeito e o fascínio com que falava dela”, comentou a diretora da série documental.
Convidados especiais revisitam e analisam as tiras mais memoráveis de Mafalda
Ao longo da série, artistas como Liniers, Montt, Rep, Maitena, Tute e Raquel Riba Rossi analisam tiras icônicas da querida personagem, enquanto historiadores, editores, amigos e familiares de Quino também releem as histórias e se aprofundam nas entrelinhas.
“Os entrevistados sentiram que faziam parte de algo especial porque, precisamente, não existe uma série da Mafalda… E já era tempo de existir”, apontou a diretora. “Tenho a sensação de que ninguém quis ficar de fora. [A ideia] foi recebida com muita alegria e satisfação por todos”, lembra Muñoz sobre os convidados.
Voltando a Ler Mafalda lembra o “ponto final” e um novo começo para Mafalda
Num contexto de radicalização no mundo – e especialmente na Argentina, onde a repressão e as diferenças políticas estavam cada vez mais acentuadas – Quino decidiu acabar com Mafalda. E pouco depois, ele se exilou em Milão.
Mas esse fim foi apenas o começo: através dos livros de Mafalda – traduzidos para mais de 26 línguas e ainda reeditados – a popularidade da menina continua a crescer e a ganhar leitores.
“O objetivo da série é, através de uma plataforma tão importante como a Disney, levar às novas gerações o desejo de se aproximarem e lerem algo que estão vendo através da linguagem audiovisual; a vontade de se contagiar e ler esses quadrinhos”, concluiu Lorena Muñoz.
Assista à Voltando a Ler Mafalda agora mesmo, no Disney+!
Mergulhe no incrível imaginário do cartunista Quino. Com diversos materiais de arquivo, Voltando a Ler Mafalda oferece um novo olhar sobre um autor à frente de seu tempo e a história em quadrinhos que acompanhou seus leitores em cada passo do caminho.
Todos os episódios de Voltando a Ler Mafalda já estão disponíveis no Disney+ e, também, no Star+.