Descubra as curiosidades que todo fã da história clássica do boneco de madeira da Disney deveria conhecer.
A famosa história de Pinóquio, o boneco de madeira criado por Gepeto e magicamente trazido à vida pela Fada Azul, estreia em breve no Disney+ em uma versão live-action que promete emocionar o público, assim como o filme de animação.
Veja 10 curiosidades sobre animação Pinóquio, de 1940, antes de sua estreia no Disney+ Day, que é comemorado em 8 de setembro e trará outras grandes novidades como Thor: Amor e Trovão, Obi-Wan Kenobi: O Retorno do Jedi, Carros na Estrada e Terra Incógnita para o streaming.
1) Um verdadeiro marco para a época
Pinóquio foi o segundo filme de animação lançado pela Walt Disney Animation Studios (o primeiro foi Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937). Assim, tornou-se a primeira produção do estúdio a ver a luz do dia durante a década de 1940.
2) Muitos desenhos foram feitos para chegar ao Pinóquio ideal
O filme exigiu aproximadamente 2 milhões de desenhos durante a produção. Por fim, sobraram 300 mil na seleção final, que foram os utilizados no longa-metragem.
3) Easter eggs de Peter Pan e Alice no País das Maravilhas
No número musical “When You Wish Upon a Star”, quando o foco está no Grilo Falante, dois livros são vistos à esquerda: “Alice no País das Maravilhas” e “Peter Pan”, já inaugurando a tradição de incluir easter eggs nos filmes da Disney.
Naquela época, Walt Disney começou a desenvolver as duas histórias para serem levadas para o cinema. Os filmes foram lançados em 1951 e 1953, respectivamente.
4) O uso da câmera multiplano em Pinóquio
A produção da Disney utilizou uma câmera multiplano nesse filme, permitindo que as imagens fossem retiradas dos quadros de animação.
A incorporação desse tipo de câmera permitiu adicionar efeitos de perspectiva, como a cena de abertura onde Grilo Falante salta para a loja de Gepeto.
5) Grilo Falante, um personagem importante na história
Além de ser o personagem com mais diálogos e presença na tela, o Grilo Falante recebeu 27 cores diferentes para ser criado.
O personagem falador é o que tem mais cenas na produção, mas ele só interage com quatro personagens: Pinóquio, a Fada Azul, Gideão e Pavio.
6) A música de Pinóquio foi duplamente reconhecida pelo Oscar®
Pinóquio conseguiu ganhar duas estatuetas no Oscar® de 1941. O longa-metragem de animação venceu em duas categorias: Melhor Canção Original (com a música “When You Wish Upon a Star”) e Melhor Trilha Sonora.
7) “When You Wish Upon a Star” é uma das músicas de filmes mais regravadas do mundo
Originalmente cantada por Cliff Edwards (que também faz a voz original do Grilo Falante), a música "When You Wish Upon A Star" teve 125 versões em outros idiomas, sendo regravada no mundo todo.
8) A Fada Azul foi criada com uma tecnologia inovadora para a época
O rotoscópio era uma máquina que permitia aos cineastas projetar imagens para filmes de animação e foi usado pela primeira vez pela Disney para criar o príncipe Florian em Branca de Neve e os Sete Anões. O mesmo método foi aplicado para criar a mágica Fada Azul, em Pinóquio.
9) O primeiro filme de animação da Disney com mais de um vilão
Pinóquio se diferencia de outros filmes de animação da Disney por ter quatro vilões na história. O primeiro que o protagonista encontra é João Honesto (acompanhado por seu assistente, Gideão).
O segundo e o terceiro vilões são Stromboli e o Cocheiro, respectivamente. E o último antagonista de Pinóquio é o Monstro (a baleia).
10) Um aceno para o Mickey Mouse
Ao criar o icônico boneco de madeira, os animadores se inspiraram nas luvas do Mickey Mouse para fazer as mãos do Pinóquio.
Isso se torna visível quando o personagem se transforma em um menino de verdade, pois agora Pinóquio tem dedos nas mãos (e não usa mais as luvas brancas).